LOW CARB

LOW CARB

Este método contribui para o emagrecimento saudável ao sugerir que a alimentação priorize os carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, aqueles cuja glicose (açúcar) é absorvida em uma velocidade mais lenta e por isso não há picos de glicose e nem de insulina no organismo. Isto porque quando um carboidrato é ingerido ele tem a glicose que será utilizada para obter energia.
Caso haja excesso de glicose, ela é armazenada em forma de gordura. Para que o organismo consiga queimar a gordura estocada é preciso liberar um hormônio chamado glucagon que irá retirar essa energia estocada.
Quando a dieta é rica em alimentos com alto índice glicêmico, ocorrem muitos picos de insulina e às vezes eles estão tão altos que o glucagon nunca é liberado. Sem ele a gordura que está estocada não é queimada e consequentemente não há perda de peso.
Assim, quando a dieta prioriza a ingestão de alimentos de baixo índice glicêmico há uma alteração menor da insulina e consequentemente ocorre a produção de glucagon.

Qual o Beneficio dessa estratégia?

Muito além de uma dieta exclusiva para perda de peso, a dieta low carb traz diversos benefícios, inclusive para a saúde.

Aumenta a saciedade:
Outro ponto a ser levado em consideração é que as proteínas são chamadas de “alimentos sacietógenos”. Ou seja, alimentos que estimulam a saciedade, uma vez que são capazes de estimular a transmissão de serotonina para o cérebro.
Tudo parece muito científico, mas vamos simplificar: as proteínas ajudam a enviar para o cérebro um hormônio que ajuda a pessoa a entender que já está satisfeita.

Interfere no equilíbrio e no bem-estar:
As proteínas são consideradas nutrientes construtores, ou seja, elas influenciam hormônios e anticorpos.
Além disso, atuam diretamente nos nossos neurotransmissores cerebrais, de modo que afeta nossos pensamentos e emoções. Sendo assim, se você busca uma vida mais leve, com menos estresse, sempre inclua porções de proteínas em suas refeições.

Auxilia na perda de peso:
Tínhamos que incluir esse benefício aqui. Como já explicamos, quando reduzimos os carboidratos, os níveis de insulina diminuem. Outra função desse hormônio é armazenar gordura. Assim, quando o corpo tem a necessidade de fabricar menos insulina, isso também acelera a queima da gordura ao invés de acumulá-la.
Outro ponto importante é que, ao reduzir carboidratos e inserir boas fontes de gordura na nossa alimentação, o corpo passa a utilizar parte dessa gordura como fonte de energia para as atividades diárias. Ou seja, mais um ponto que contribui para a perda de peso.

Eleva os níveis de colesterol bom:
Mais um ponto para a low carb na categoria saúde. Com a ingestão das boas gorduras, a tendência é que os níveis de colesterol fiquem mais estáveis e até melhores.
Muitos pensam que a solução para regular o colesterol está na redução drástica de alimentos gordurosos. Contudo, a low carb aposta em ingestão equilibrada de gorduras de boa qualidade. A prática resulta, em muitos casos, no aumento do HDL (colesterol bom) e na diminuição nos níveis de triglicérides.

Ajuda a controlar a pressão arterial:
Muita gente ainda pensa que apenas o sal é o grande vilão dos hipertensos. Mas a verdade é que o alto consumo de açúcar é o maior responsável pelo aumento da pressão arterial. Lembra que explicamos que os carboidratos se transformam em açúcares na digestão? Pois é!
Só não vale usar isso como desculpa e exagerar no sódio no preparo dos alimentos, certo? Reforçamos que o melhor caminho é sempre o equilíbrio. É a alimentação equilibrada que pode, inclusive, dar a você mais disposição e energia para enfrentar a rotina atribulada.

Previne diabetes:
Toda vez que a taxa de açúcar do nosso sangue sobe, o pâncreas produz um hormônio chamado insulina, a fim de reequilibrar o organismo.
Acontece que, quando esses picos de açúcar passam a ser muito frequentes, o corpo pode desenvolver resistência à insulina. É exatamente esta situação que recebe o nome de diabetes.
Dessa forma, ao priorizar alimentos com menor índice glicêmico, você evita esses picos de açúcar. Consequentemente, também previne a diabetes.

Sobre o Autor

Patrícia Mansur
Patrícia Mansur

Olá, me chamo Patrícia Mansur e sou nutricionista clínica e esportiva. Desde pequena sempre tive prazer e curiosidade em como manter equilíbrio entre corpo, mente e saúde através da minha alimentação. Com a minha formação eu pude levar isso também as outras pessoas, apoiando assim, minha motivação em tornar pessoal cada caso e assim garantir que seja mais fácil e prazerosa cada jornada alimentar.

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