DIETA CETOGÊNICA

DIETA CETOGÊNICA

PRÓS E CONTRAS – DIETA CETOGÊNICA:

Dieta cetogênica é bem conhecida por ser uma dieta baixa em carboidratos, onde o corpo produz corpos cetônicos no fígado para ser usado como energia. Corpos cetônicos são moléculas de ácidos graxos solúveis em água e que substituem a glicose como combustível para o corpo.
Quando você come algo rico em carboidratos, seu corpo produz glicose e insulina.


• A glicose é a molécula mais fácil para o seu corpo converter e usar como energia, ou seja, é escolhida de maneira prioritária diante de qualquer outro combustível energético.

• A insulina é produzida para processar a glicose na corrente sanguínea, tomando-a ao redor do corpo.


Como a glicose está sendo usada como uma energia primária, suas gorduras não são necessárias e, portanto, são armazenadas. Tipicamente, numa dieta normal e mais rica em carboidratos, o corpo usará glicose como a principal forma de energia. Ao diminuir a ingestão de carboidratos, o corpo é induzido em um estado conhecido como cetose.

A cetose é um processo natural que o corpo inicia para nos ajudar a sobreviver quando a ingestão de alimentos é baixa. Durante este estado, produzimos corpos cetônicos, que são produzidas a partir da quebra de gorduras no fígado.


O objetivo final de uma dieta cetogênica adequadamente é forçar seu corpo a entrar nesse estado metabólico.


Benefícios da dieta cetogênica:


Emagrecimento rápido: Vantagem da dieta cetogênica é que ela proporciona a perda de peso rápida. Isto porque, ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos, o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo irá utilizar o glicogênio, pequena reserva de energia que fica no músculo e fígado.
Passada essa fase, o organismo irá buscar energia no tecido adiposo, então ocorre a queima de gordura.


Ao proporcionar o rápido emagrecimento, a dieta cetogênica faz com que a pessoa se sinta animada a continuar este processo de perda de peso. Isto eventualmente pode fazer com que ela aceite realizar a reeducação alimentar e assim perca peso de forma saudável.

Perigos da dieta cetogênica:


Fadiga e dores de cabeça: Com a falta de carboidratos, o corpo tende a converter gordura em energia o que leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos. Em excesso essas substâncias podem causar enjoos e náuseas. A redução de carboidratos também irá causar sensação de cansaço


Dificuldade de concentração: O corpo sem carboidratos fica sem energia, sem glicose o cérebro não consegue realizar suas funções com sucesso, isso resulta em dificuldade de concentração


Afeta o humor: A dieta cetogênica pode levar ao mau humor. O motivo é que o organismo precisa de carboidratos para levar o triptofano ao cérebro. O triptofano é essencial para a síntese de serotonina, que por sua vez é importante na modulação do humor e bem-estar. Assim, a redução do consumo de carboidratos pode causar o mau humor.


LEMBRANDO: ESSA OU QUALQUER OUTRA ESTRATEGIA NUTRICIONAL DEVE SER FEITA COM ACOMPANHAMENTO DE UM PROFISSIONAL. NADA É PARA TODO MUNDO, ISSO DEVE SER AVALIADO DE MANEIRA TOTALMENTE INDIVIDUALIZADA!

Sobre o Autor

Patrícia Mansur
Patrícia Mansur

Olá, me chamo Patrícia Mansur e sou nutricionista clínica e esportiva. Desde pequena sempre tive prazer e curiosidade em como manter equilíbrio entre corpo, mente e saúde através da minha alimentação. Com a minha formação eu pude levar isso também as outras pessoas, apoiando assim, minha motivação em tornar pessoal cada caso e assim garantir que seja mais fácil e prazerosa cada jornada alimentar.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *